5 Mini-Rituais de Limpeza Digital Pra Você Começar o Ano Mais Leve

Fim de Ano: a


Eu: 5 mini-rituais de limpeza digital que parecem bobos mas me ajudam a começar um ano novo mais leve.


As vezes a gente acha que só conseguimos mudar nossa rotina se fizermos coisas grandiosas, e aí ficamos enrolando, o tempo passa e acabamos não fazendo nada porque sempre estamos em busca de algum acontecimento enorme e radical.

É claro que grandes mudanças são boas e precisam de esforço e dedicação, mas eu acredito muito no poder do que eu chamo de mini-mudanças. São toques “bobos” mas que juntos podem ajudar a gente a se sentir muito melhor e renovar nosso astral. Juntando essa minha crença nas mini-mudanças com o fato de que a gente não vive mais sem nosso celular, resolvi compartilhar 5 mini-rituais digitais que eu, Edu, faço todo fim de ano pra começar o ano seguinte mais leve:



  • Re-organizar meus apps e fuçar novos na loja de aplicativos: apps que estão na frente tem mais chances de serem acessados, então priorize os que vão te ajudar a atingir o que você quer nesse ano novo, como meditar ou ler mais! Dessa vez, coloquei as redes sociais todas na 2ª página, e trouxe pra principal meu app de podcasts, o do Kindle (e-books) e baixei um novo: o Medium, pra eu tentar ler mais matérias e artigos de assuntos que eu quero me aprofundar mais.


  • Deletar chats e grupos antigos no WhatsApp: além de liberar memória do celular, essa limpa carrega pra fora uma energia que tá lá parada e abre espaço pra conversas e pessoas novas. Outra meta é sair de inúmeros grupos que não me acrescentam nada e só tomam meu tempo com notificações mil (mesmo silenciados, ainda ficam aparecendo na minha tela toda vez que surge uma mensagem nova).


  • Trocar meu papel de parede do celular: a média de vezes que pegamos no celular é de 1x a cada 12 minutos, então mudar a cara da minha tela me traz a sensação de novidade pra algo que olhamos cerca de 80x por dia! Eu sei que parece muito  pequeno e simples, mas mudar a tela do nosso celular é como pintar uma parede em casa, ou trocar os móveis de lugar ou cortar o cabelo. Tudo isso traz ar fresco pra nossa rotina e nos ajuda a levar o dia de uma forma mais positiva.


  • Limpar meus e-mails e cancelar todos os spams que foram acumulando ao longo dos últimos meses: goste ou não, ainda usamos MUITO nosso e-mail pra muita coisa. Qualquer compra online, cadastro em site ou aplicativo requer um e-mail ativo. E acessar uma caixa de entrada entupida de porcaria, spams e propagandas chatas tira totalmente o nosso foco, além de esconder os e-mails que realmente importam, com uma resposta de alguma entrevista de emprego, por exemplo.



  • Rever as fotos do rolo da câmera: ao longo do ano a gente tira milhares de fotos que não servem pra nada, mas que acabam ficando acumuladas na nossa galeria, ocupando espaço e impedindo a gente de focar nas fotos que realmente queremos ver. Em Dezembro eu sempre tiro um tempinho durante alguns dias para não só deletar várias fotos inúteis que eu tenho, como também pra relembrar várias coisas legais que aconteceram nos últimos meses através das fotos e vídeos que fiz!


Quem fizer alguma, compartilha comigo pra eu saber!!! PS: você também tem algum mini-ritual de fim de ano? Me conta!


XO, Edu!