Preparo emocional para o ENEM.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que inicialmente servia apenas para medir o desempenho dos estudantes, se transformou em uma porta de entrada para o ensino superior. 


Todos os anos, milhares de estudantes participam dessa mega operação organizada pelo INEP. A cada ano, os benefícios fornecidos através das notas geradas com o exame foram aumentando, e os níveis de estresse e de ansiedade dos educandos também! 


O ENEM ganhou uma importância enorme na vida dos jovens brasileiros e nós estamos aqui para provar que além dos estudos, essa grande prova também demanda um preparo psicológico. 


Ou seja, não adianta você tentar se preparar apenas estudando, pois boa parte do baixo desempenho no ENEM está ligado a falta de controle emocional, portanto, você vai precisar se utilizar de inteligência emocional para manter sua saúde equilibrada antes, durante e depois da prova. 


Convidamos a psicóloga Luana Nodari, especializada em Terapia Cognitivo Comportamental para compartilhar algumas dicas para que você possa aumentar a sua capacidade de lidar com as próprias emoções e ainda usufruí-las em benefício próprio.


Cinco dicas de preparo emocional para o ENEM:


  1. Faça pausas para relaxar a mente: O cansaço mental é uma das principais causas para a queda na produtividade. 


Segundo um estudo publicado no New York Times, nós não podemos aumentar a quantidade de horas do nosso dia, mas podemos aumentar consideravelmente a nossa energia, que apesar de finita, é renovável. Os seres humanos não foram projetados para gastar energia incessantemente, estamos destinados a gastar e recuperar energia através de pausas.


  1. Utilize a respiração ao seu favor: A respiração ajuda na oxigenação do cérebro, através dela conseguimos levar nutrientes para nossas células e consequentemente, recarregar os nossos níveis de energia. 

    Por isso, CALMA! Respira! Assim você ajuda a reduzir a tensão dos músculos respiratórios e a ansiedade, além de aumentar o foco e reduzir os níveis de estresse. 


  1. Cuide da sua alimentação: Ela pode contribuir para que o seu metabolismo fique mais acelerado ou mais lento. Experimente comer coisas mais leves, mudanças simples em nosso cardápio podem manter o nosso cérebro mais concentrado


  1. Respeite o seu sono: O sono continua a ser explorado pela Ciência, mas já sabemos que se trata de uma função biológica fundamental para o equilíbrio geral do organismo. É durante o sono que produzimos os hormônios neurotransmissores que precisamos ao longo do dia. 


  1. Se mantenha confiante: Isso vai te manter mais calmo para responder a cada uma das questões e para utilizar melhor o seu tempo durante o exame. 


Bom, é isso! Vale a pena procurar por métodos que te ajudem a colocar essas dicas em prática de acordo com a sua rotina. A nossa idéia básica é mostrar que, se você fez sua inscrição para o ENEM, você deve se preocupar em manter o seu psicológico equilibrado, tanto quanto estudar. 


Boa prova! :)


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