5 trilhas incríveis em São Paulo

Você sabia que  São Paulo é repleto de trilhas incríveis com vários níveis de dificuldade? Elas escondem as paisagens mais lindas do estado e ainda promovem benefícios mentais e físicos. Vem conferir: 


. Trilha da Caverna do Diabo: Localizada no município de Eldorado, a cerca de 300 km da capital, a trilha (que deve ser monitorada) tem cerca de 1,2 km de extensão e te leva a uma das cavernas mais lindas do país  abertas a visitação. 

Nível de dificuldade: leve 



Créditos da imagem: Gov. Estado de Sp


. Trilha da Nascente do Riacho Ipiranga: Situada no Jardim Botânico de São Paulo, a trilha possui 360 m de extensão que podem ser explorados sob um deque de madeira. Durante o trajeto é possível conhecer trechos de mata em recuperação, alguns tipos de árvores e espécies animais. Por fim, é possível ver a própria nascente, parte do cenário da Independência do País. 

Outro ponto importante que nos levou a destacar essa trilha é a sua própria estrutura que permite o acesso por pessoas com mobilidade reduzida.

Nível de dificuldade: leve 



Créditos da imagem: Mochilão Pé na Estrada


. Paranapiacaba: Quase impossível falar sobre trilhas sem citar a famosa vila inglesa a cerca de 44 km da capital de São Paulo (mais precisamente no município de Santo André) né? As trilhas estão entre as principais atrações do local e entre elas, destacamos a Trilha do Mirante que leva a torre da extinta TV Tupi e garante uma visão deslumbrante, graças a sua altitude. Se for para lá, não deixe de procurar também pela Trilha da Pontinha, ela leva até uma piscina natural :)

Nível de dificuldade: moderado



Créditos da imagem: Projeto São Paulo City



. Trilha do Mirante: Localizada no Núcleo Santa Luzia, no Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, a trilha tem cerca de 1 km e pode ser feita em cerca de meia horinha! O legal dessa opção é que dentro desse parque há outras trilhas, são cerca de sete quedas d'água no total e uma delas se destaca: Cascata Grande.



Créditos da imagem: Parque Estadual Furnas do Bom Jesus



. Trilha da Pedra da Macela: Localizada em Cunha, mais precisamente no Parque Estadual da Serra do Mar, a trilha tem cerca de 5 km de extensão, considerando ida e volta. A subida torna o caminho cansativo, mas a vista a 1840 metros compensa o esforço! 



Créditos da imagem: Thiago Morais (vídeo)


Prontinho, agora você já conhece cinco lugares para curtir a natureza em Sp, sem precisar sair do estado! Não se esqueça de procurar pela trilha em São Paulo que seja mais adequada ao seu condicionamento físico e sempre se informe sobre as condições climáticas do local no momento da sua aventura! Lembre-se também que muitas das trilhas do nosso estado devem ser feitas com ajuda de monitores. 


Bora conhecer as nossas reservas naturais! Bons ventos e poucas neblinas para você! :)