Você já ouviu falar em Mindful Eating?

De modo geral, Mindfulness (também conhecido como Atenção Plena aqui no Brasil) consiste em um estado mental que atingimos ao focar nossa consciência no momento presente, reconhecendo calmamente sentimentos, pensamentos e sensações corporais. O mais legal é que essa prática pode ser aplicada dentro do nosso comportamento alimentar, acredita?


O princípio do Mindful Eating é comer com consciência - O que estamos comendo e como estamos comendo?


Quer ver uma forma de analisar o quão distraidamente você tem se alimentado? Descreva para gente qual foi a sua última refeição - Qual o sabor, a textura? É difícil, né? Provavelmente você estava mais preocupado em dar uma olhadinha nos últimos stories, no último episódio da sua série preferida ou até mesmo naquele relatório atrasado. Pois é, às vezes consideramos algumas tarefas urgentes e diminuímos a importância da nossa alimentação ou do nosso sono, o que influencia diretamente em nossa qualidade de vida.


Segundo o The Center For Mindful Eating, você pode usar os seus sentidos para escolher alimentos que além de saborosos, ajudem a nutrir o seu organismo, aumentando a saúde e o bem-estar.


Como exercitar tudo isso? Primeiro você vai precisar dedicar mais atenção às suas alimentações diárias. Existem algumas dicas:
. Reserve parcelas do seu dia para se alimentar e dê a devida importância para esses intervalos;
. Se acomode de forma confortável, olhe para o que vai ingerir;
. Se desconecte e aprecie o alimento - sabor, aroma, textura.


Outro ponto importante que o The Center For Mindful Eating destaca é que o princípio não é julgar comportamentos alimentares como certos ou errados. Também não é perder peso. É mudar a sua relação com a comida e torná-la mais prazerosa.


Como o melhor momento é sempre o agora, vamos começar de imediato a comer com atenção plena? :)