7 Hábitos Para Tornarem O Seu Dia Mais Produtivo

As primeiras semanas pós carnaval são sempre muito difíceis. Reacostumar o corpo e a mente a trabalhar, estudar e realizar as tarefas simples do cotidiano parecem ser muito mais complicadas, principalmente porque sempre bate a preguiça.

Você é daqueles que, assim como eu, aperta no automático o botão da soneca assim que o despertador toca? Levanta atrasado, faz tudo correndo enquanto checa as mensagens do Whatsapp e vê as novas fofocas no Insta, não tem tempo para se arrumar ou comer direito e se sente distraído e cansado o resto do dia? Quem nunca? (Ou quem sempre).

Esses pequenos atos que fazemos sem perceber podem prejudicar muito o nosso desempenho no decorrer do dia. É importante aproveitar bem as primeiras horas do dia, e fazer tudo com calma quando acordar pode melhorar o seu humor, saúde, concentração e a saúde mental e física.

Por isso, vale a pena seguir à risca as dicas abaixo para que você aproveite bem as horas do dia para realizar todos os seus afazeres, não deixar nada para depois e para que se sinta mais produtivo.

Como ser mais produtivo

1. Diga não ao botão da soneca

O ato de se dar “só mais cinco minutinhos” pode atrapalhar e muito o seu desempenho do dia, portanto, coloque o seu celular em uma distância que faça você se levantar da cama para desligar o alarme, e assim, não voltar para tirar aquela sonequinha.

2. Deixe o celular de lado

Acordar, pegar o celular, checar todas as redes sociais, repeat. Isso não é bom, pois ver e processar todas as mensagens e notificações é demais para o seu cérebro que acabou de despertar. Esse ato pode aumentar o seu estresse, fazendo com que você coloque sua mente recém acordada para pensar muito mais rápido do que ela pode no momento, e pode até te deixar ansioso, já que você vai processar um monte de informação de uma só vez.
Assim que desligar o despertador já coloque seu celular na bolsa ou mochila e use-o só depois que completar seus novos hábitos matinais.

3. Faça as coisas com calma

Depois de levantar e guardar o celular tome um copão de água. Passar muito tempo sem se hidratar pode te deixar desmotivado e preguiçoso, então leve um copo ou garrafa e deixe perto da sua cama para lembrar de beber. Tome em seguida um banho relaxante e não pule o café da manhã. Começar o dia com calma e com uma boa refeição te motiva e aumenta sua disposição já que você está deixando seu corpo acordar no seu próprio tempo.

4. Tire um tempinho para fazer algo que goste

Reserve pelo menos uns 15 minutos para ler, meditar, escrever, se exercitar ou fazer qualquer atividade que você goste. Muita gente reclama que não tem tempo para si mesma, pois ao chegar em casa do trabalho, faculdade ou escola se joga no sofá para curtir uma preguiça, então faça de manhã. Isso vai aumentar o seu humor e te deixar mais produtiva para fazer suas tarefas e obrigações.

5. Tenha uma lista de afazeres

É normal quando estamos com muita coisa para fazer ficar pensando nisso sem parar. Isso pode te deixar ansioso e desmotivado, então para evitar ficar assim logo pela manhã faça no dia anterior uma lista de tudo que você tem que realizar. Coloque em ordem de prioridade e em qual período do dia você vai fazer e eu garanto que você vai ter mais disposição para completa-las. Essa dica é uma boa também para que você se organizar e administrar melhor o seu tempo.

6. Identifique a atividade mais importante

Tem muita gente que prefere deixar a tarefa mais difícil ou chata por último, mas isso diminui muito o seu desempenho. Quando fizer a sua lista de afazeres, coloque essa tarefa como prioridade, senão você vai ficar ansioso pensando nisso o tempo todo e já vai estar cansado para fazê-la se deixar para o final do dia. A sensação de dever cumprido depois de terminar algo difícil vai te deixar mais confiante e animado para completar as outras!

7. Crie sua rotina

Coloque todas essas dicas na sua rotina. No começo pode até parecer difícil, mas você vai ver que vai se sentir muito melhor, mais proativo e animado durante o dia quando seu corpo tiver acostumado com esses novos hábitos.

Essas dicas foram tiradas do livro O Milagre da Manhã, do autor americano Hal Erold, que explica os benefícios de acordar cedo, se desenvolver pessoalmente para que todos os aspectos da sua vida pessoal e profissional melhorem, como relacionamentos, saúde, finanças, trabalho, entre outros pontos importantes.  

Segundo ele, manhãs produtivas geram dias produtivos e de sucesso, então deixe a preguiça de lado e coloque na sua rotina esses novos hábitos!

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