Dicas da Nath Finanças: Como Controlar Sua Vida Financeira

O ano começa oficialmente depois do carnaval, e depois de festejar e beber todas nesse feriado é comum perdermos o controle das nossas finanças e estarmos super desorganizados com as despesas. Quem se identifica?

É normal que gastemos nessa época mais do que o normal com passagem, hotel, festas...e por aí vai. Ainda por cima, por ser começo do mês muita gente deve estar apertada e com a mão no bolso. Por isso, separamos algumas dicas da administradora e educadora financeira para baixa renda Nathalia, mas conhecida como Nath Finanças (@nathfinancas), para nos ajudar, ufa!

Em seus vídeos no YouTube, com mais de 85 mil inscritos, e posts nas redes sociais, a Nath dá dicas de como controlar nossa vida financeira com apps e/ou com uma planilha. E a gente explica aqui embaixo!

Dicas financeiras da Nath

Para ela, controlar os gastos é um dos primeiros passos para começar a economizar e pagar os boletos do fim do mês. “Estar com suas finanças em dia é essencial, principalmente o hábito de colocar todos os dias seus gastos ou o controle semanal do que entra e sai da conta”, disse ela em um post no Instagram.

Como a maior parte das pessoas passa muito tempo do dia no celular, ela indicou alguns apps que ajudam nisso!

View this post on Instagram

Dica Financeira do Dia 💰 4 melhores Apps para controlar suas finanças.📱💸 Vocês como eu passam quase o dia todo na companhia do celular. Controlar os gastos é um dos primeiros passos para começar a economizar. Seja para a viagem dos sonhos, pagar os boletos do cartão de crédito e até aquele lanche/biscoito no trem/ônibus que acaba esquecendo de adicionar no final do mês. Está com suas finanças em dia é essencial, principalmente o hábito de colocar todos os dias seus gastos ou o controle semanal do que entra e sai da sua conta. Na dica Financeira de hoje eu separei 4 melhores aplicativos para controlar sua vida financeira pelo celular ♥️📱 . 1. Fortuno (Apenas Android) 2. Mobills (Ambos) 3. Minhas Economias (Ambos) 4. Orçamento Fácil (Ambos) Aproveita que tem um vídeo no canal contando com todos os detalhes sobre esses apps e as diferenças. Link na Bio♥️ . . . #dicadaNath #finacascomanath #finanças #apps #economia.

A post shared by Nath Finanças💰 (@nathfinancas) on

1. Fortuno

O aplicativo é gratuito e está disponível somente para Android, mas possui recursos extras no plano pago. Ele ajuda a administrar as finanças pessoais lançando suas receitas e despesas, vincula com suas contas bancárias e cartões de crédito. O app faz relatórios e informações relevantes para te ajudar com seus gastos!

2. Mobills

É um gerenciador financeiro gratuito disponível para Android e iOS que permite controlar seus gastos mensais por meio de filtros com categorias, forma de pagamento e período de tempo. O app fornece gráficos dos gastos que podem ser exportados para o Excel.

3. Minhas Economias

Disponível para iOS e Android, o app é gratuito e você pode registrar todas suas transações, e quando estiver conectado na internet pode sincronizar com sua conta no site do Minhas Economias.

4. Orçamento Fácil

Grátis para Android e iOS, permite o uso livre do aplicativo durante as primeiras execuções. Sua versão para uso ilimitado custa R$ 66. Você pode fazer plano de contas, previsão de gastos, lançamentos de despesas e receitas, controle bancário, demonstrativo mensal e anual, gráficos e relatórios entre outros.

Planilha de gastos

Caso você não seja muito fã dessas tecnologias, a Nath indica também fazer uma planilha para se organizar, e ensina o passo a passo. Pode ser tanto em uma folha de papel ou no Excel.

 Passo 1
Liste e some todas as suas receitas (dinheiro que entra na sua conta)

Passo 2
Liste e some todas as suas despesas, coloca tudo que você gasta sem deixar nada de fora (nada mesmo!).

Passo 3
Subtraia as despesas da sua receita (receita – despesas). Com essa conta você vai descobrir se gasta mais do que ganha ou vice-versa. Se você ganha o mesmo que gasta o caso não é alarmante, mas se você gasta mais aí vai ter que reestruturar suas contas, analisar e colocar suas despesas em categorias:

- Fixas (aluguel, seguro, plano de saúde, IPTU...)
- Variáveis (aquelas que não acontecem todos os meses, mas que precisam ser pagas)
- Livres (são as de lazer, que não acontecem necessariamente todos os meses e que podem ser evitadas)

Ao separar suas despesas você deve analisar fazendo cortes ou substituições, se programar e seguir o orçamento à risca.

É importante se planejar para que você organize as despesas já para o mês seguinte e oriente os seus gastos.

Deixe um Comentário