Coronavírus: Como Aumentar A Imunidade Para Prevenir Doença

Infelizmente o coronavírus está se espalhando em uma velocidade muito alta e já contaminou (até terça-feira 17/03) mais de 310 brasileiros, segundo as secretarias de Saúde dos estados. Esse vírus deixou o mundo inteiro em alerta, forçando milhares de pessoas e países a tomarem precauções sérias.

Por conta desse cenário, muita gente está procurando diversas formas de se protegerem contra a doença, e nessa hora é muito importante tomar cuidado com as fake news sobre as melhores formas de prevenção do coronavírus.

Assim como para a gripe, a melhor prevenção é lavar as mãos, usar álcool gel, não compartilhar copo, talheres, e outros utensílios e se distanciar de pessoas que estejam com sintomas de tosse ou espirro. Mas além disso, é importante também tomar algumas atitudes para garantir que nosso sistema imunológico esteja bom e saudável.  

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Diversos especialistas já ressaltaram que não existe um alimento em especial ou vitamina que resolva um problema de saúde, mas que ingerir nutrientes importantes ajuda a manter a resistência do organismo, que caso seja infectado por algum vírus ou bactéria, estará mais forte para combate-la.

Portanto, não caia na tentação de comer doces e frituras todos os dias durante a quarentena, e tente ao máximo manter uma dieta balanceada com os nutrientes abaixo para estar preparado contra invasores.  

  • Proteínas: de origem animal (carne vermelha e branca, leite e ovos) e leguminosas (feijão, soja, grão de bico) são recomendadas pois fornecem aminoácidos de ótima qualidade
  • Zinco: carnes e frutos do mar
  • Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas e castanhas) e folhas
  • Vitamina A: queijo, gema do ovo, vegetais laranjas como a cenoura e o mamão
  • Vitamina C: presente nas frutas cítricas, como a laranja, mexerica, maracujá, limão e abacaxi

Como melhorar a imunidade

Além de comer alimentos ricos em nutrientes você também pode contar com outras coisas simples no dia a dia, mas muito importantes.

1. Hidratação adequada

Água faz bem para tudo! A ingestão de pouco líquido pode gerar diversos danos ao organismo, então sempre tenha uma garrafinha com você. Evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois em excesso pode intoxicar o sistema imunológico e piorar a resistência.

2. Pratique exercícios

    Você não precisa ir na academia para se exercitar, até porque, não é recomendável malhar em lugares fechados e cheios no momento. Sabemos que ficar em casa o dia todo pode dar preguiça (muita mesmo rsrs) mas você pode praticar alguns exercícios no tapete da sua sala ou quarto e usar vídeos no Youtube com referência de exercícios.

    3. Durma bem

      Uma noite boa e tranquila de sono pode ajudar a aumentar a imunidade também. É importante que você deixe o seu corpo e mente descansarem e durma cerca de 7 a 8 horas.

      4. Controle o estresse

        Muita gente está com medo dessa situação e estressada por não saberem o que fazer no momento. É uma situação compreensível, mas é importante manter a calma pois a ansiedade, medo e estresse colocam mais adrenalina e cortisol na corrente circulatória, e eles diminuem a resistência do organismo, deixando mais vulnerável a se contaminar com vírus e bactérias.

        Lembrando que nenhum desses atos curam e nem previnem magicamente de doenças. O mais recomendável no momento ainda é a higiene das mãos e a não sair de casa e evitar ao máximo aglomerações. Respeitem a quarentena, usem álcool gel e não deixem de ler as dicas da TSF para terem dias mais legais durante esse período de isolamento.

        1 comentário

        MUDEM O TÍTULO DA POSTAGEM….NÃO EXISTE FORMA DE PREVENIR A DOENÇA A NÃO SER OS CUIDADOS SANITÁRIOS….NÃO EXISTE ESSA DE “AUMENTAR A IMUNIDADE PARA SE PREVENIR DA DOENÇA.” O TEXTO ESTA CORRETO, MAS O TÍTULO NAO.

        GUSTAVO 23 março 2020

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